Para quem está começando a trabalhar com chocolate, seja para fazer bombom, doces, bolos, ovos de páscoas, ou qualquer outra receita, fazer a famosa temperagem pode ser motivo de medo.
Já que apesar de ser algo fácil, se for feita de maneira errada pode acabar com a receita toda.
Para a alegria dos confeiteiros, dos iniciantes aos mais experientes, existe o Mycryo para ajudar. Se você ainda não conhece, continue lendo que vamos contar para que serve, como usar e todas as vantagens dele.
O que é Mycryo
Para ter um bom trabalho com o chocolate, depois de derretê-lo é necessário fazer a temperagem para que volte a solidificar sem perder as suas propriedades. Esse processo é simples, mas precisa de ser feito da maneira correta para ficar perfeito.
E com isso muitos acham um procedimento chato e por isso não investem tanto nas receitas que precisam da temperagem do chocolate.
Mas com o Mycryo é possível fazer a temperagem rapidamente, sem a necessidade de usar a mármore, por exemplo. Esse produto é uma manteiga de cacau cristalizada e em pó, que deve ser misturada ao chocolate para então fazer o processo de temperagem rapidamente.
Quais as vantagens do Mycryo
Além de ser um produto fácil de trabalhar, o Mycryo acelera o processo de produção das receitas. Pois, no lugar de derreter o chocolate, jogar no mármore, mexer, voltar para a panela, e todo aquele processo que os confeiteiros conhecem de cor.
Já com o uso do Mycryo é possível encurtar todo o processo e assim é possível produzir muito mais no mesmo tempo.
Esse produto não modifica o sabor ou forma do chocolate, o que não vai atrapalhar suas receitas. Pelo o contrário, vai deixar o chocolate com mais brilho e com uma textura mais aveludada.
Como usar o Mycryo
O Mycryo é conhecido por ser usado no momento de temperagem do chocolate. Mas ele também pode ser usado para selar carnes e pode ser usado no lugar da manteiga ou do óleo vegetal.
Para usar o produto para sua primeira finalidade, no caso os chocolates, é importante saber que ele só deve ser usado em chocolates nobres e de boa qualidade. Pois, os que têm gorduras fracionadas ou hidrogenadas, senão o Mycryo não consegue cumprir o seu papel na temperagem.
Então leia o rótulo e certifique-se de que a gordura do chocolate vem da manteiga de cacau.
Passo a passo para usar o Mycryo na temperagem
De maneira fácil você pode usar o microondas para derreter o chocolate, levando de 30 em 30 segundos e mexendo. Ou usando a banho maria no fogão.
Depois que derreter o chocolate, mexa bem até que ele fique em temperatura aproximada de 34 graus (utilize termômetro se necessário).
Depois de atingir a temperatura ideal, coloque 1% de Mycro para cada quantidade de chocolate. Ou seja, se usar 100 gramas de chocolate, coloque 1 grama de Mycryo, ou 10 gramas de Mycryo para 1 kg de chocolate. Basta ir aumentando a quantidade proporcionalmente.
Mexe bem, quando atingir a temperatura de 30 graus para chocolates amargos e 29 graus para ao leite e brancos, então está pronto para ser usado.
Muito fácil e prático usar o Mycryo não é mesmo? Ele pode ser encontrado na internet ou lojas de confeitaria.