Algo que tem em todo casamento é o bem-casado, um doce que no geral é servido na saída da recepção como uma lembrança dos noivos e como sinal de que se espera que esse casamento seja feliz e próspero.
Esse doce é muito famoso no Brasil e em Portugal, e pode ser feito de duas maneiras principais, com doce de leite ou baba de moça. Depende da região onde ele é feito.
Muito simples de ser feito, tem uma alta demanda de saída, afinal, todo casamento que queira manter a tradição sempre tem bem casado para os convidados.
Por isso, confeiteiras que aprender a fazer esse doce, conseguem ter um negócio lucrativo, principalmente se souber trazer novidades e diferenciais aos seus clientes.
Quer saber tudo sobre o bem casado? Continue lendo que vamos te ensinar.
Origem
O bem casado é um doce português, mas que veio para o Brasil há mais de um século e até hoje é muito popular, afinal, um casamento bem feito tem bem-casado no final.
De maneira simbólica, o bem casado representa a união de duas pessoas, afinal é feito de duas partes de pão de ló e uma parte de doce de leite para os unir. Além disso, acredita-se que oferecer esse doce ao final do casamento simboliza prosperidade e felicidade nessa nova união que está se formando.
A lenda diz ainda que todos aqueles que comem o bem-casado tem a mesma sorte que os noivos desejam. Por isso, antes de dar a primeira mordida, vale a pena fazer um pedido.
Sendo lenda ou não a verdade é que todos os casamentos precisam ter bem casados, mesmo se não tiver uma festa de recepção, muitos casais distribuem esse doce na porta da igreja para os seus convidados.
Bem casado é só em casamento?
Apesar do mais popular e conhecido evento com bem-casados serem os casamentos, esse doce também está presente em outros eventos. Alguns até mudam o nome dependendo da ocasião. Mas o modo de fazer é praticamente o mesmo e em cada momento ele possui um significado especial.
- Lembrancinha de nascimento: Dar as boas vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saúde;
- Recepções corporativas: Prosperidade e fortuna
- Festa de debutante: Para compartilhar a juventude eterna
- Festas de Aniversários em geral: Para comemorar os anos bem-vividos
- Bodas de casamento: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.
Principais sabores de bem casado
Apesar do tradicional ser feito com pão de ló e doce de leite, hoje em dia já é possível encontrar diferentes sabores de bem casado e que fazem muito sucesso também.
Os dois sabores tradicionais são o com recheio de doce de leite ou recheio de baba de moça, mas outros já estão se tornando bem populares também, como é o caso do de brigadeiro, nutella, beijinho, churros, morango e muito mais.
Alguns dos sabores que vem sendo pedidos nas confeitarias são:
- Recheio de maçã e canela: Massa de pão de ló com recheio de doce de maçã com pedacinhos da fruta e um toque de canela.
- Bem casado de churros: inspirado nesse doce popular no país, é coberto por canela, recheado com doce de leite e uma massa mais escura que lembra a massa de churros.
- Leite ninho: O leite ninho é polvilhado por cima da massa de pão de ló, com recheio de doce de leite ninho ou nutella e unidos pela massa de pão de ló.
- Beijinho: O recheio é de beijinho, com coco para finalizar por cima da massa.
- Brigadeiro de chocolate belga: O bem casado de brigadeiro para ser considerado como um doce fino para casamento é recomendado que seja recheado com brigadeiro gourmet, geralmente feio com chocolate belga e produtos top de linha. Assim, apesar de parecer simples, tem um toque especial no doce.
Embalagens
Antes os bem-casados eram embalados apenas no papel alumínio, mas hoje em dia as suas embalagens são uma parte importante, principalmente para quem os faz para vender. Pois hoje em dia além de serem uma lembrancinha dos eventos, também são usados na decoração e até mesmo para presentear.
No geral, os bem casados são vendidos de maneira individual, por isso, na hora de embalar é preciso levar isso em consideração. O mais tradicional é enrolado no papel com fitinhas de cetim. Além disso, alguns noivos adicionam tags com o nome do casal e/ou alguma mensagem personalizada para os convidados.
Mas outras embalagens foram surgindo, como em mini caixinhas personalizadas ou envoltos em paninhos coloridos que tenham relação com o tema do casamento.
Os noivos é que vão escolher o bem casado do casamento, mas você como confeiteira precisa conhecer os tipos de embalagem para oferecer as opções para os seus clientes. Algumas opções de embalagem são:
- Papel crepom e fita de cetim – Tradicional
- Paninho com tiras de corda ou sisal
- Caixinha individual
- Com tag e iniciais do casal
- Com um tercinho no lugar da fita
- Papel francês, um tipo de papel bordado que deixa o bem casado mais refinado
Mas lembre-se que independente da embalagem que você escolha, os bem-casados precisam de estar embalados em um plástico próprio para alimentos, para que não se misture com a embalagem e se desfaça ou ainda que contamine.
O bem casado perfeito
Cada confeiteira vai desenvolver os seus segredos na hora de fazer os doces, e com o bem casado não é diferente. Mas existem algumas características que independem do sabor do recheio precisam estar presentes para que se tenha um bem casado realmente gostoso e que as pessoas vão elogiar.
A massa é leve, fresca e aerada, por isso, o mais indicado é fazer com o pão de ló que tem essas características. O bem casado precisa ser bem recheado, mas não coloque tanto ao ponto de sair para os lados. Lembre-se que ele será embalado e provavelmente apertados. Ninguém vai querer comer o doce todo pegajoso depois.
Outro ponto que deve ser considerado é o formato, o mais tradicional é o bem casado quadradinho, com mais ou menos 5 cm. Mas não existe uma regra, bem casados em formato de coração ou até os redondinhos também são um sucesso.
Congelar os bem casados
Uma das características do bem casado é que ele tem uma massa fresquinha. Por isso, não é recomendado que você congele o bem casado dos seus clientes.
Já os noivos, se sobrarem bem-casados podem congelar por até 3 meses. Quando forem descongelados não terão a mesma consistência da massa fresca, mas o sabor é o mesmo. Sem ser congelado os bem-casados podem ser consumidos em até 7 dias, para isso os guarde em um local fresco e longe do calor para não derreter.
Vale a pena investir em um negócio de bem casados?
Bem casados pode ser um negócio lucrativo, pois são muitos casamentos celebrados todos os anos e com a popularização do doce em outras festas e ocasiões você sempre terá demanda de pedidos desse doce.
Se você quer se destacar, então faça cursos para aprender novos tipos de massas e recheios, assim, co variedade você consegue atrair cada vez mais clientes.
E não se esqueça de colocar seus dados de contato na embalagem do bem-casado, assim, os convidados que ficarem interessados podem entrar em contato diretamente com você para fazer encomendas.
Você já faz bem casados para vender? Nos conte nos comentários!