Trabalhar com doces é algo que pode gerar uma boa fonte de renda e se tornar um negócio extremamente lucrativo. Afinal, doce é sempre bem vindo, desde a festinha de aniversário a festa da empresa. E se você aprende como vender doces pela internet, pode ganhar muito mais nesse ramo.
E algo importante de ressaltar é que você não precisa saber fabricar os doces, se souber como vendê-los, pode fazer parceria com confeiteiras e vender juntos.
Sabe aquela tia, mãe ou até a sua vizinha que é uma doceira de mão cheia, mas não sabe nada de internet? Você pode ajudar ela a vender mais e também ganhar muito vendendo doces na internet.
E se você é a doceira, pode aprender como vender doces pela internet e conseguir aumentar as suas encomendas.
Neste artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber para colocar seu negócio de doces online. Confira!
Por onde começar
Antes de mais nada, vamos esclarecer os principais pontos a serem considerados na hora de vender doces online.
1- Você não precisa ser um expert em internet
Você não precisa dominar tudo de internet, mas precisa do suporte de alguém, pelo menos para te ajudar com o básico. Pelo menos para te ajudar a criar uma conta no facebook, instagram e youtube, se for o caso.
2- Se prepare para a demanda
Ao divulgar seu trabalho online a demanda tende a ser maior. Por isso, esteja preparado para atender a todos os pedidos que vão surgir. Pode não ser de imediato, ainda assim é bom estar preparado para não deixar ninguém na mão.
Esses dois pontos são importantes e você precisa saber disso na hora de começar a vender doces na internet.
Agora, vamos conferir as dicas para vender doces na internet e conseguir bons resultados!
Crie um perfil apenas para vender doces pela internet
Você pode até oferecer os seus doces no seu perfil pessoal, mas se quer fazer disso um trabalho sério, então é preciso que você crie um perfil apenas para as vendas dos seus doces, onde você vai postar fotos das opções, novidades, como encomendar, preços e até mesmo os bastidores do que você está fazendo.
Isso é necessário para que o perfil tenha um foco e ele seja seguido, afinal, as pessoas que tem interesse em seus doces, não querem ver fotos do seu cachorro bagunçando a casa. Então limite o seu instagram profissional a postagens relacionadas as formas de encomendar, novidades do cardápio, itens de datas comemorativas, entre outros.
Tenha uma marca
A marca do seu negócio de doces precisa ser definida antes mesmo de você começar a divulgação nas redes sociais.
Invista em embalagens personalizadas, como o nome, telefone para contato e as redes sociais. As embalagens e etiquetas precisam estar condizentes com a sua marca, até para que ela seja facilmente identificada em diversas situações.
Cuidado com as fotos
As pessoas são visuais e na hora de vender doces pela internet não é possível provar e saber se é bom ou ruim. Portanto, as fotos precisam ser bem produzidas para chamar atenção.
Fotos sem resolução, com fundo bagunçado ou até mesmo com os doces mal organizados pode acabar gerando no possível cliente a sensação de descaso e desorganização da sua parte.
Você não precisa de fazer fotos profissionais, mas sempre leve em consideração uma boa luz, que pode ser até mesmo a natural, basta colocar os doces perto de uma janela. A câmera pode ser a do próprio celular, desde que tenha uma boa resolução, não fique pixelada e sem foco.
Não é necessário grandes estúdios ou mesa super produzida, desde que você utilize os truques certos suas fotos ficarão perfeitas para serem divulgadas.
Não faça Spam!
Sabe aqueles comentários que se multiplicam em todas as fotos, na maioria das vezes nos perfis de famosos do tipo “venha conhecer o meu negócio”, “visite o meu perfil” e similares? Pois tire isso da sua lista de estratégias de como vender doces na internet
Fazer spam não é bom para o seu negócio e não vai te fazer ter mais clientes. Além de que você pode ser denunciado e ter a sua conta banida por causa de spam.
No começo é difícil atrair novos clientes mesmo, mas gerando um bom conteúdo e utilizando as estratégias certas você tem mais chances.
Saiba usar as hashtags e a geolocalização
Esses dois recursos ajudam a criar uma espécie de filtro para que você seja encontrado pelas pessoas que tem interesse nesse tipo de conteúdo.
A geolocalização, ou seja, adicionar onde você está ajuda encontrar pessoas da sua região. Por isso, nas postagens utilize seu bairro, sua cidade ou cidades da região que você possa atender. Evite colocar localizações mais gerais, como o estado ou país.
Já no caso das hashtags tente misturar algumas mais gerais com outras mais filtradas, como a sua cidade, por exemplo.
Tenha um diferencial
Em qualquer negócio é sempre necessário ter um diferencial, algo pelo o qual a sua marca é lembrada. Seja um sabor diferente de doce, seja a embalagem personalizada ou até mesmo um brinde que é enviado junto.
Em muitos casos é esse diferencial que vai fazer com que você se destaque em meio aos concorrentes.
Cuidado com os anúncios em excesso
Tudo bem que o perfil é para que você faça vendas, mas também não precisa de ficar oferecendo encomendas de maneira excessiva. Isso pode até fazer com que os clientes se afastem.
Tente dosar os conteúdos de divulgação com outros do mesmo assunto. Assim, seus seguidores ficam no perfil pelo conteúdo e ainda podem se tornar clientes.